Como identificar sentimentos de ansiedade

Como identificar sentimentos de ansiedade

Antes de falar sobre como identificar sentimentos de ansiedade eu gostaria que você soubesse um pouco sobre mim e sobre minha história. Vamos lá, saber como identificar sentimentos de ansiedade?

Meu nome é Alessàndro B Machado, agora em 2021 eu tenho 51 anos de idade e em 1998 quando tinha apenas 27 anos eu fui diagnosticado com transtorno de ansiedade.

Desde então, segui todos os protocolos recomendados pela medicina ocidental e, apesar das muitas dificuldades em lidar com este problema, segui uma vida bastante produtiva e feliz.

A partir de 2003, quando já estava menos abatido com os sintomas deste transtorno de ansiedade, eu decidi buscar novos conhecimentos para saber como identificar sentimentos de ansiedade. Mas, não somente isso, também fui em busca de terapias complementares que me ajudassem a superar tais crises de ansiedade.

Eu nunca concordei que tal condição seria para sempre e que eu deveria ser “escravo” de drogas sintéticas as quais ajudavam a diminuir os sentimentos de ansiedade, mas não resolviam o problema em sua origem.

Eu precisava encontrar uma maneira, ou várias combinadas, que me ajudassem a resolver de vez as crises de sentimentos de ansiedade que, mesmo usando os medicamentos, insistiam em me acompanhar.

Em 2018 tivesse acesso a novos conhecimentos por meio de alguns cursos que me propus a fazer e no ano de 2019 fiz um curso onde me tornei terapeuta holístico com certificado chancelado pela ABRATH – Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos com o intuito de ter acesso a mais conhecimento.

Clique AQUI e veja quem sou eu desde 2018.

Devo confessar que isso me ajudou muito e por isso me dedico a fornecer informações sobre a minha experiência com este transtorno que afeta a vida de milhões de pessoas por todo o mundo. Tenho certeza de que somente por meio conhecimento é teremos a uma vida normal e próspera!

Más, como identificar sentimentos de ansiedade?

Geralmente, as sensações podem ser:

  • mãos geladas;
  • irritabilidade excessiva;
  • suor excessivo;
  • frequência cardíaca aumentada;
  • insônia;
  • dificuldade de se concentrar;
  • pensamentos acelerados;
  • alterações de apetite, geralmente aumento da fome, principalmente relacionada a carboidratos e doces.
  • dor de cabeça e tensional nas costas, principalmente na nuca.

No meu caso específico os sintomas não ocorriam todos ao mesmo tempo e sei de que há pessoas que sentem um ou outro efeito mais forte do que outros.

Meus sintomas mais acentuados eram dor de cabeça, mãos geladas e frequência cardíaca aumentada. Más, eu por exemplo, nunca senti insônia.

Depois que eu tinha uma crise de ansiedade, frequente eu me sentia cansaço e as vezes triste comigo mesmo porque não conseguia lidar com a questão.

Entretanto, saber como identificar sentimentos de ansiedade não basta e precisamos saber como lidar com estes sentimentos para contorná-los.

Agora vou te mostrar algumas técnicas que podem ajudar muito a ter uma vida normal, com felicidade e prosperidade.

O que eu fazia quando sentia que estava sendo acometido por algum dos sentimentos de ansiedade?

Eu procurava um local tranquilo para ter condição de focar na minha própria respiração e fazia alguns exercícios para aumentar o fluxo de oxigênio no meu organismo.

Lembre-se de que uma boa respiração para estes momentos é a respiração profunda, a que vai até a sua barriga e não somente até o peito.

Para reduzir os sintomas do mal-estar, a respiração deve ser longa e se você estiver fazendo algo, pare por alguns instantes, inclusive se tiver uma crise de ansiedade em locais públicos.

Concentre-se na certeza de que o problema passará e que logo você se sentirá bem novamente. Essa certeza ajuda muito no processo de acalmar a mente e trazer sentimentos de paz e tranquilidade.

Se você gostar de conversar sobre o que está sentindo, ligue para alguma pessoa com quem você tenha muita intimidade, converse sobre o que está acontecendo e proponha para que esta pessoa fale com você sobre qualquer assunto para distrair a sua atenção.

Eu, de verdade, quando tinha estes sentimentos de ansiedade preferia focar em mim, fazer exercícios de respiração e me alinhar com meu Eu interior em processo de meditação.

Más, cada pessoa tem seu próprio modo de se sentir mais segura e assim diminuir os sentimentos de ansiedade.

E como ter controle sobre os sentimentos de ansiedade?

Eu sei muito bem que isso não é fácil, más com determinação e tempo podemos nos conectar com sentimentos de paz e harmonia e isso nos dá mais controle emocional. – Tenha certeza disso.

O mais importante e compreender que ter crises de sentimentos de ansiedade com frequência não pode se tornar um hábito. Por isso, não podemos encarar tais sentimentos como algo sem importância.

Uma crise com sensações de ansiedade demonstra o quanto a nossa mente está sobrecarregada e o nosso corpo está padecendo junto.

Precisamos trazer para nossa consciência os gatilhos que disparam os sentimentos excessivos de ansiedade e buscar ajuda. Eu gosto muito da ajuda de pessoas qualificadas e do autoconhecimento aliados porque sei que somente por meio do conhecimento (na verdade do autoconhecimento) é que nos livraremos de tudo que gera sentimentos negativos em nós.

Não tenha a menor dúvida de que sensações de ansiedade surgem a partir de sentimentos e comportamentos negativos. Por exemplo: medo, falta de perdão, rancor, ciúmes etc.

Portanto, muitas pessoas podem recorrer a sessões de psicanálise, que pode ajudá-las a encontrar maneiras de fazer uma melhor gestão o estresse do dia a dia, sem que isso abale sua saúde física e mental e sem que elas se sintam travadas por evitar situações das quais não conseguem administrar.

Outra informação muito relevante é que segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), transtornos alimentares geralmente podem causar ou mesmo aumentar sentimentos de ansiedade e problemas como depressão e abuso de substâncias.

De coração, espero ter ajudado você a identificar sentimentos de ansiedade e a contorná-los e se você quiser conversar comigo, clique AQUI e me chame pelo direct do meu Instagram.

Namaste.

Alessàndro B Machado

Você sabia que produtos alimentícios não são alimentos e que estes produtos podem causar inúmeros problemas de saúde?

2 comentários

  1. Pingback: Entenda e saiba como evitar a ansiedade – Planeta Sucesso

  2. Pingback: Como Eliminar a Ansiedade | O Poder do Agora Eckhart Tolle

Você Gostou? Deixe Seu Comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.