O que é a metodologia SMART

O que é a metodologia SMART

Neste artigo vou te mostrar uma das muitas estratégias que utilizo no meu negócio e espero que você goste e ponha em prática hoje mesmo. Então, veremos o que é a metodologia SMART e como aplicá-la no desenvolvimento do seu processo profissional.

Não é nenhuma novidade que o mercado é muito dinâmico e está em constante evolução, portanto devemos estar sempre prontos para operar novas práticas. Com o advento de novas tecnologias surgindo o tempo todo, o consumidor tende a ter imprevisíveis mudanças de hábitos e a transformação digital vêm impactando a maneira que devemos nos ajustar a tudo isso.

Meu nome é Alessàndro B Machado, fui executivo do mercado corporativo durante quase 3 décadas e hoje me dedico a formar líderes e conectar empreendedores pela internet em mais de 60 países.

Clique AQUI e veja um breve resumo da minha trajetória.

Bom, mas e a metodologia SMART? Ela é uma das principais alternativas para abreviar processos e gerar as adequações necessárias.

A metodologia SMART é também uma das Metodologias Ágeis que estão sendo utilizadas por empreendedores de vanguarda que necessitam se adaptar com agilidade ao fluxo de transformações para se manterem competitivos.

Ela é um caminho prático, eficaz e contribui para alcançarmos as metas do nosso negócio.

Então, vamos ver o que é a metodologia SMART e como estar por dentro da cultura ágil pode ajudar você a atingir suas metas.

O que é a metodologia SMART?

É um modo de estruturar a criação de quaisquer metas, a metodologia SMART garante que as nossas metas sejam alcançáveis e realistas. SMART é uma sigla em inglês, que em português significa “INTELIGENTE” e ela engloba cinco características indispensáveis em uma meta. Vamos ver quais são?

  • S — specific (específica): uma meta deve ser específica, assertiva, direta. Devemos focar em um único aspecto.
  • M — measurable (mensurável: é o quanto uma meta deve ser facilmente mensurável para podermos fazer uma avaliação eficaz do processo.
  • A — attainable (atingível): uma meta deve ser desafiadora e palpável ao mesmo tempo.
  • R — relevant (relevante): uma meta deve ser importante para o nosso negócio.
  • T — time-related (prazo de execução): todas as nossas metas devem ter prazo para conclusão.

Vou te dar 5 dicas de como eu crio minhas metas baseadas na metodologia SMART

Eu preciso ter a percepção clara do meu progresso, pois isso me engajado com o objetivo dos meus negócios. Por isso, eu utilizo práticas da cultura ágil, como a metodologia SMART, porque tenho certeza que é uma alternativa eficaz para meu o sucesso.

Afinal, ela garante a estruturação de metas alcançáveis e mensuráveis. Veja como aplicá-la:

1 Sendo específico

Para criar uma meta com base na metodologia SMART o primeiro passo é garantir que ela seja específica. E como faço? Eu defino o máximo de detalhes possível ao estruturá-la.

  1. O que eu quero alcançar;
  2. Quem são os responsáveis;
  3. Quais são as limitações para conquistá-la?
  4. Quais são as condições necessárias?
  5. Onde ela deverá ser desenvolvida?

Portanto, a especificidade, ou a clareza, é uma característica essencial para uma meta da metodologia SMART.

Ex.: no meu negócio eu aumento o número de parceiros comerciais com os mesmos objetivos.

2 Eu estabeleço metas mensuráveis

Uma meta deve, obrigatoriamente, ter parâmetros definidos para avaliação. Eu fujo totalmente de aspectos vagos para não restarem dúvidas na hora de mensurar os resultados que desejo.

Quanto mais concretas e palpáveis forem as respostas, mais fácil será calcular o meu progresso. Então, reflita:

  1. Quais são os resultados esperados?
  2. Quanto tempo será necessário para alcançar?

Ex.: dobrar o número de parceiros comerciais.

3 Eu estimo precisamente resultados alcançáveis

Todas as minhas metas devem ser possíveis. Metas impossíveis têm o efeito reverso desejado em mim e na minha equipe: elas desmotivam, sobrecarregam e não trazem resultado.

Por isso, eu analiso as condições dos envolvidos antes de estabelecer a meta desejada.

  1. Quanto tempo, em horas de trabalho mensal, será necessário para alcançar a meta?
  2. Haverá mudanças significativas em nossa rotina?

Ex.: se quero dobrar o número de parceiros comerciais, eu e minha equipe precisaremos fazer mais 3 reuniões por turno.

Se isso não for possível, vai sobrecarregar a equipe, e a qualidade de trabalho não será mantida. Nunca se esqueça: uma meta precisa ser alcançável!

4 Só estabeleço metas relevantes

Para eu criar uma meta me valendo da metodologia SMART ela deve agregar valor nos resultados globais do meu negócio. Eu sempre penso que muito mais forte do que ir atrás de um resultado definido aleatoriamente, é eu perseguir uma meta relevante para o meu negócio.

Pessoas motivadas pelos “porquês” vão mais longe.

Seu negócio já está na internet?

Então, o fundamental é identificar e reforçar a relevância da meta para o seu negócio, com o intuito de manter os envolvidos engajados. Pense comigo: dobrando o número de parceiros comerciais, qual será o impacto positivo para o seu negócio?

Ex.: Dobrar o número de parceiros comerciais, a fim de alcançar 1 mil potenciais novos clientes para o negócio.

5 Definir prazos factíveis/realistas

Em uma meta criada por meio da metodologia SMART o último atributo de é a definição de prazos realistas. Se você não definir o tempo para a entrega, a meta se torna um desejo distante e a chances de procrastinação e adiamentos serão maiores.

Então, é de fundamental importância definir prazos para a execução e, claro, que eles sejam realistas. Seu foco deve ser o de proporcionar um ambiente propício para a conclusão da meta, ou seja, com datas predefinidas com a finalidade de guiar cada passo em direção à produtividade.

Mas, não se esqueça que prazos curtos demais podem gerar sensação de estresse e frustração, e isso pode acabar impactando negativamente o alcance dos resultados.

Ex.: Dobrar o número de parceiros comerciais em 90 dias, com o objetivo de alcançar 1 mil potenciais clientes para o negócio.

Eu não tenho a menor dúvida que se você criar metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazos realistas será determinante para manter você e a sua equipe motivada por meio dos resultados.

Tenha clareza sobre o rumo do seu negócio e reconheça a contribuição de cada parceiro ou de cada time na jornada de um empreendimento será um ótimo combustível para a motivação.

Por isso, a metodologia SMART e outras práticas da cultura ágil, facilitarão a gestão de processos no seu negócio, seja ele de qualquer natureza.

Este um método simples e eficaz para a implementação de mudanças rápidas, capazes de gerar alto impacto positivo no acompanhamento dos resultados de todos.

Você quiser conhecer o meu negócio e como eu atuo de qualquer lugar do mundo para mais de 60 países, clique AQUI e me chame pelo direct do meu Instagram que vou amar conhecer você.

Abs.,

Alessàndro B Machado

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