Abandonar antigos hábitos, como dormir pouco, alimentar-se mal e sempre pular o dia da academia não é fácil. A boa notícia é que, com pequenas alterações no nosso dia a dia, dá para ter uma vida longa e saudável e manter a rotina com tranquilidade. Como ter uma vida longa e saudável.
Antes, porém, eu gostaria que você me conhecesse um pouco. Hoje estou com 40 anos de idade, sou empresário e sempre tive uma vida muito atribulada devido aos compromissos profissionais.
Ah, como eu gostaria de ter tido acesso a todas estas dicas quando estava com 30 anos! Más, quem se preocupa com saúde nessa idade? Somos ou não somos (ou pelo menos pensamos que somos) feitos de aço?
Clique AQUI e conheça o óleo vegetal amigo dos homens com mais de 40 anos de idade.
Pois bem, em um determinado momento nos últimos 2 anos eu comecei a dar mais atenção as minhas sensações físicas e mentais. Isso me fez iniciar um processo de pesquisa e de consultas para obter o melhor nível possível para viver com qualidade de vida!
Neste texto eu compilei as melhores dicas que me fez melhorar, e muito, meu estilo de vida sem sofrimento!
Projeto de vida, todos nós devemo ter!
Para funcionar, a mudança teve que ser a partir de muita força de vontade. Tive que reeducar a minha rotina, com a adoção de hábitos saudáveis.
- antes de dormir, por exemplo, passei a programar a agenda do dia seguinte;
- passei a intercalar com o trabalho algumas tarefas que me faziam bem;
- adaptei uma rotina alimentar adequada na hora do almoço, e;
- inclui atividades que favorecessem o meu corpo e a minha mente.
Uma pessoa que dorme bem rende muito mais no dia seguinte. Isso é ótimo para o equilíbrio das funções do organismo, tanto cardiovasculares quanto hormonais. Uma boa noite de sono não tem preço.
Queda de cabelo feminina? Clique AQUI e veja como resolver!
Passei a fazer 5 minutinhos de automassagem e alongamento leve no intervalo do trabalho! Priorizei meu tempo de qualidade: estabeleci, mesmo que pouco, algum momento para as atividades até que me adaptasse a nova rotina.
Lembre-se: Quem estipula o nosso tempo somos nós.
Vínculos sociais, saudáveis!
Estabeleci novos e bons vínculos sociais, isso foi importantíssimo pra eu alcançar uma boa qualidade mental.
O passo número 1 foi construir essas relações, priorizei um bom convívio com meus amigos (os amigos de verdade) e com os familiares mais próximos.
A partir do momento em que passei a incentivar esse relacionamento mais próximo eu consegui perceber que com eles eu conseguia ser eu mesmo e deixava de lado minhas preocupações profissionais.
Pense comigo: é muito legal contar com o apoio de amigos, mas aqueles que provam que são amigos mesmo, ou mesmo ter uma boa relação com a família, né?
Esse novo hábito me afastou dos Happy Hour constantes, sempre regados a bebidas e tira-gostos. Não os abandonei, somente diminui a frequência que era praticamente diária para 1 ou 2 vezes na semana.
Exames médicos, eu faço 1 vez ao ano!
Passei a cuidar da minha alimentação, a praticar alguma atividade física (no meu caso adotei caminhas 5 vezes por semana por 50 minutos).
Regularizei uma tabela de exames médicos sempre acompanhado por especialista que avalia todos os fatores de risco para doenças, histórico familiar, condição física e doenças prévias.
No processo de ter uma vida longa e saudável devemos fazer algumas reflexões:
- Vivemos verdadeiramente intoxicados, nos sentimos cansados, desmotivados e estressados.
- Fizemos dos maus hábitos um refúgio: a má alimentação e o sedentarismo tomam conta do dia a dia.
- Consumimos remédios que prometem nos curar e acabamos ainda mais doentes.
- Quem nunca teve seus esforços levados por água abaixo, após semanas de disciplina e dietas paliativas, e acabou vendo cada quilo perdido retornar ao corpo, às vezes duas, três vezes mais?
- Somos diariamente bombardeados por informações conflitantes, o que torna a busca pela forma física ideal aliada a uma vida saudável parecer uma coisa impossível.
Cuidados com a parte espiritual, expansão de consciência!
Nunca fui religioso, porém, com tenho fé em Deus e minhas leituras, neste segmento, se aprofundaram bastante. Isso equilibrou muito o meu humor.
Para ter uma vida saudável, eu não podia deixar de lado a parte espiritual. Afinal de contas, como preconiza o animismo, não há separação entre o mundo espiritual e o mundo físico.
E para alcançar essa Paz interior, para saber como controlar os meus impulsos e sentimentos e aprender a me “governar”, nada melhor do que a meditação.
Adotei o hábito de ler um bom livro a cada 2 meses, pelo menos, para manter o cérebro ativo.
Atenção ao bom humor, sem exageros!
Nada melhor do que o bom humor para combater os percalços que aparecem. Somente ele, o bom humor, pode nos manter saudáveis e aumentar as chances de uma vida longa. Pessoas bem humoradas tem o risco de morte reduzido em até 2 vezes.
Para melhorar a minha atitude positiva diante da vida, sempre apostei em uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins.
Está comprovado que praticar atividades ao ar livre, por mais curtas que sejam (30 minutinhos bastam), melhora significativamente a nossa saúde física e mental, trazendo benefícios para o humor e para a autoestima.
Sexo, saudável!
Minha uma vida sexual passou a ser mais saudável e trouxe muitos benefícios à minha saúde.
Pesquisas realizadas pela Universidade de Bristol afirmam que fazer sexo com certa frequência diminui os riscos de infarto fatal. Mas, não é só isso não.
Ter uma vida sexual ativa contribui para melhorar o humor, relaxar o corpo, melhora o aspecto da pele, aliviar o estresse e a TPM (no caso das mulheres).
Além disso, o relaxamento que o orgasmo traz contribui para que você durma melhor, e não apenas nos dias em que houver sexo. A reação tem efeito prolongado, devido a ação dos neurotransmissores que passam a agir no seu organismo com mais regularidade e numa quantidade maior.
Depois que adotei uma vida mais “organizada” o sexo se tornou muito melhor e frequente na minha vida. Ô, maravilha! rs rs rs
Como você pode notar a minha vida mudou para muito melhor com a adoção de pequenos novos hábitos e não houve nenhuma perda, só ganhos!
Espero, de coração, que este texto lhe dê o estímulo necessário para adotar novas práticas e ter uma vida longa e saudável!
Gratidão,
Pingback: Porque dormir bem é importante | Saiba Tudo – ComPensar
Pingback: Os benefícios do chuchu para a nossa saúde – ComPensar