Você sabe quem foi Adam Smith? Ao ler o texto abaixo você será induzido a pensar que ele fez bem para o sistema econômico vigente. Porém, não é exatamente isso!
Nascido em Kirkcaldy, em 5 de junho de 1723, foi um filósofo e economista britânico nascido na Escócia. Teve como cenário para a sua vida o atribulado Século das Luzes, o século XVIII.
Ele ainda é considerado o pai da economia moderna, e também o mais importante teórico do liberalismo econômico. Más, de verdade ele foi um grande colaborador para criação de um sistema que se incumbiu de inserir toda a humanidade em verdadeiras dificuldades.
Autor de uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações, a sua obra mais conhecida, e que continua sendo usada como referência para gerações de economistas, na qual procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos inclusive (e não apenas exclusivamente) pelo seu próprio interesse (self-interest), promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica.
– Movido pelo próprio interesse o ser humano jamais criará absolutamente nada de bom para alguém, a não ser para si mesmo. Alessandro Machado.
- Adam Smith ilustrou “bem” sua teoria ao afirmar “não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu auto-interesse”.
- Assim acreditava que a iniciativa privada deveria agir livremente, com pouca ou nenhuma intervenção governamental, sendo defensor do free banking (sistema bancário livre).
A livre concorrência entre os diversos fornecedores levaria não só à queda do preço das mercadorias, mas também a constantes inovações tecnológicas, no afã de baratear o custo de produção e vencer os competidores.
- Ele analisou a divisão do trabalho como um fator evolucionário poderoso a propulsionar a economia. Foi ele, um dos, quem instituiu um modelo de economia que hoje está presente na vida de bilhões de seres humanos.
Um modelo falido e corrupto!
Uma frase de Adam Smith se tornou famosa: “Assim, o mercador ou comerciante, movido apenas pelo seu próprio interesse (self-interest), é levado por uma “mão invisível” a promover algo que nunca fez parte do interesse dele: o bem-estar da sociedade.”
Como resultado da atuação dessa “mão invisível”, o preço das mercadorias deveria descer e os salários deveriam subir. Isso nunca aconteceu!
Mais uma vez, ele estimulou as pessoas a pensarem que salários seriam suficientes para se ter segurança e prosperidade. Más, o que ele garantiu foi um exército de “escravos” atuando como pagadores de impostos para governos corruptos e geradores de riqueza para poucos.
Sabe quem desbancou essa teoria? John Nash, com a Teoria do Equilíbrio de Nash!
✅ John Forbes Nash Jr. foi um matemático norte-americano que trabalhou com teoria dos jogos, geometria diferencial e equações diferenciais parciais, servindo como Matemático Sénior de Investigação na Universidade de Princeton.
✅ Compartilhou o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel de 1994 com Reinhard Selten e John Harsanyi.
Agora que Você sabe quem foi Adam Smith e John Forbes Nash, me diz quem deles tem a melhor tese para um sistema econômico mais justo?
Abs.,