Artrite reumatoide
A artrite é a inflamação de uma ou mais articulações que pode causar inchaço, rigidez e dor local. É uma doença crônica. No entanto, seus sintomas podem ser controlados.
Existem muitos tipos, mas uma das mais comuns é a artrite reumatoide, que geralmente causa dor, inchaço, aumento de temperatura, calor e vermelhidão nas juntas. As mãos, punhos e joelhos são os mais afetados. Além disso, estruturas fora das articulações como coração, pulmão, olhos e pele também podem ser abalados.
Os principais fatores de risco são obesidade, lesões, histórico familiar, idade (o risco aumenta com a idade) e gênero, já que as mulheres têm mais chance de desenvolver a doença por conta da menopausa.
Osteoartrite ou artrose
A osteoartrite é um tipo de artrite também conhecida como artrose, osteoartrose ou doença articular degenerativa. É a mais comum dentro do grupo das doenças reumáticas e se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas e nos ligamentos. Quando aparece na coluna, envolve o crescimento dos osteófitos, conhecidos popularmente como “bico de papagaio”.
Basicamente, a cartilagem articular degenera e o líquido sinovial, que mantém as articulações lubrificadas e protegidas, começa a reduzir. Assim, os ossos passam a sofrer com o atrito entre eles, resultando em dor e rigidez. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença é a quarta enfermidade que mais reduz a qualidade de vida.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a artrose é mais frequente após os 50 anos de idade e aumenta com o passar dos anos. Os atletas também são muito acometidos por essa enfermidade devido ao excesso de exercícios físicos repetitivos.
Geralmente as articulações que suportam peso (joelhos e quadril) e as muito utilizadas, como mãos e coluna vertebral, são as mais afetadas.
Além disso, a obesidade, traumas repetidos ou doenças como diabetes, artrite reumatoide e gota podem predispor ao quadro, que causa dificuldade de locomoção e até perda funcional.
Gota
A gota é uma inflamação das articulações e está ligada ao acúmulo de ácido úrico no sangue. Esse acúmulo pode acontecer tanto pela produção excessiva quanto pela deficiência na eliminação.
Como resultado, provoca a formação de cristais que se depositam em várias regiões do corpo, especialmente no dedão do pé, joelhos e tornozelos.
Em geral, as crises de dores articulares se agravam durante à noite e são intensas. Além da dor, o local pode ficar vermelho, com sensação de calor e inchaço.
Fibromialgia
A fibromialgia é uma doença reumática caracterizada por dor no corpo inteiro, rigidez nos tecidos moles, sensação de inchaço dos membros, fadiga intensa, diminuição de capacidade física, distúrbios do sono e episódios depressivos. As causas ainda não foram identificadas.
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a fibromialgia pode ser apresentada como um quadro isolado ou associada a outras patologias reumáticas. No último caso, acontece uma queda da capacidade e da qualidade de vida dos pacientes.
Esta doença é silenciosa e não detectável em exames laboratoriais. Assim como as outras, também não tem cura, mas pode ser amenizada com tratamentos adequados.