Empreendedorismo Social é o termo utilizado para definir uma Organização que visa não apenas a obtenção dos lucros; mas envolve desafios sociais, como transformar a realidade de uma população onde o governo não consegue atende-la.
O Empreendedor Social visa solucionar problemas econômicos, sociais ou ambientais; numa relação de confiança, ajuda e respeito.
O Empreendedorismo Social cresce aos poucos no Brasil; buscando promover estas pessoas gerando: Capital Social, inclusão e emancipação social e financeira.
Desafios do Empreendedorismo Social
Envolvendo inovação; tais Organizações têm grandes desafios e precisam inovar no sentido de que seja produto que tenha demanda, atenda às necessidades da população, anunciando seus serviços e produtos; e que ao mesmo tempo proporcionem efetivamente a solução esperada.
O Empreendedorismo Social; pede além da inovação, a necessidade de um projeto forte o bastante e que seja realizável ao ponto de ser capaz de mudar a realidade de diversas famílias que estão passando pela extensa pobreza (que parece ser incessante) no nosso país.
O Impacto Social é outro fator desafiador, a necessidade que o produto ou serviço seja bom o suficiente para que haja interação o suficiente para que esta população seja envolvida e mobilizada a fazer parte desta Organização, gerando assim, oportunidade para que o maior número de pessoas possua renda, satisfação pessoal e qualidade de vida que almejam.
A Importância do Empreendedorismo Social no Brasil
Tais iniciativas sociais são de extrema importância para o país; na situação em que vivemos atualmente.
Com altos índices de desemprego dos últimos tempos anos; muitas famílias encontram-se numa situação financeira comprometida ou em situação de escassez;
Portanto as iniciativas de Empreendedores Sociais são de extremíssima importância, pois além de criar valores na sociedade, a situação econômica da população irá mudar consideravelmente, por conseguinte, do país.
A Responsabilidade Social também é fundamentalmente necessária neste cenário, pois é essencial para a criação dos valores sociais para a população tais como: partilha, compartilhamento, confiança e respeito.
No tocante, o brasileiro infelizmente possui uma natureza e cultura extremamente individualista e egoísta, que visa apenas o lucro e o benefício próprio; o que faz com que o crescimento do Empreendedorismo Social ainda seja pouco comentado.
Muitos brasileiros necessitam desta mudança, enriquecer e mudar a situação do nosso país é uma responsabilidade de toda a população. Um dever como cidadão.
Felizmente, existem empresas que tem esta responsabilidade e compromisso com o próximo.
Para conhecer a empresa que visa o Empreendedorismo Social, Clique Aqui.